O Big Data é aplicado com o objetivo de detectar padrões nos dados e informações obtidas e, com isso, possibilitar que as empresas consigam desenvolver produtos e serviços atendendo aos perfis de seu público-alvo. Assinale a alternativa que traz um impacto causado por essa tecnologia.
R: Criação de novos modelos de negócios.
A criação e o desenvolvimento de novos modelos de negócios baseados no valor das informações armazenadas e analisadas e a possibilidade de adicionar funcionalidades a dispositivos por meio do uso da conexão com a rede são características que fundamentam respectivamente os conceitos de Big Data e IoT. Qual seria a primeira etapa no processo de integração entre as tecnologias?
R: Gerenciar as fontes de dados e relacioná-los aos dispositivos.
O Big Data permite que, por meio de suas análises, as empresas possam evitar desperdícios, trazendo assim mais lucros financeiros, já que um grande volume de dados é gerado e, por meio dessa tecnologia, são analisados e estabelecidos padrões, trazendo valor às informações geradas. O termo Internet das Coisas está integrado ao uso da Internet na possibilidade de trazer novas funcionalidades a artefatos físicos, como carros e casas, dentre outros.
A arquitetura da integração entre as tecnologias tem uma camada em que as tecnologias Big Data realizam suas análises. Assinale a alternativa em que consta essa camada.
R: A camada superior diz respeito à análise de Big Data: uma grande quantidade de dados recebidos de sensores é armazenada na nuvem e acessada por meio de aplicativos de análise de Big Data.
Quando se menciona a existência de empresas orientadas a tecnologias, como Google, e empresas que projetam, criam e integram seus serviços com conexões à rede, está-se referindo, especificamente, a quais categorias da IoT?
R: Enablers e engagers.
Big data é a linguagem de pesquisa declarativa padrão para banco de dados relacional.
R: Criação de novos modelos de negócios.