Frameworks de armazenamento não estruturados

O Hadoop é um ecossistema de tecnologias versáteis que podem ser amplamente utilizadas para armazenamento, processamento e análise de grandes volumes de dados. Sobre os módulos básicos que formam o Hadoop, é correto afirmar que:
R: MapReduce é o sistema que permite a programação paralela de grandes volumes de dados.

O HDFS é um sistema tolerante a falhas, ou seja, continua funcionando corretamente mesmo que um dos seus componentes tenha parado de funcionar. Sobre os mecanismos que possibilitam essa tolerância, é correto afirmar que:
R: o NameNode monitora o bom funcionamento de um DataNode a partir dos pulsos que este envia.

Uma das principais características do armazenamento em nuvem é o fato de tanto a cobrança quanto o espaço disponível estarem atrelados à demanda da empresa. Sobre esse serviço “sob demanda”, é verdade que:
R: reduz os custos da empresa a longo prazo porque só se paga pelo que realmente é utilizado.

A Amazon Web Service é a plataforma de computação em nuvem mais utilizada, contando com diferentes frameworks para análise e armazenamento de dados. Quanto à solução de armazenamento S3, sabe-se que:
R: tem a maior infraestrutura global, com mais de 60 zonas de disponibilidade.

Amazon S3, Microsoft Azure, Google Cloud Storage e IBM Cloud Object Storage são as soluções de armazenamento mais conhecidas. Quando comparadas, é possível identificar algumas semelhanças e diferenças. É correto afirmar que:
R: IBM Cloud é a que tem o menor custo de armazenamento TB/mês.

Deixe um comentário