A escolha de um SGBD não relacional deve ser pautada por critérios bem definidos, que auxiliem a equipe de tecnologia, bem como a empresa como um todo, na escolha pela solução ideal.
Com base nesse contexto, quais são os três grupos principais?
R: Fornecedor, produto e organização.
Ao definir o SGBD NoSQL a ser utilizado, diversos critérios tiveram de ser checados e validados, indicando que a solução atende ao esperado pela equipe de tecnologia e pela instituição.
Um desses critérios alerta quanto a possíveis perdas financeiras ou ineficiência na solução de banco de dados escolhida. Que critério é esse?
R: Risco
Bancos relacionais têm grande confiabilidade; entretanto, podem ocorrer situações em que um número muito alto de relacionamentos em uma base de dados acarrete perda de desempenho, gerando latências na consulta aos dados. Qual banco NoSQL poderia suprir essa necessidade?
R: Neo4j.
A linguagem JavaScript se beneficia de um formato de dados muito utilizado para a transferência de dados entre aplicações. Bancos NoSQL, por sua vez, se utilizam de um formato muito similar ao JSON, chamado BSON (JSON Binário). Pensando nisso, qual banco de dados é adequado para se trabalhar com dados no formato de documentos BSON/JSON?
R: MongoDB.
Os bancos de dados não relacionais (NoSQL) têm vantagens significativas que podem motivar os tomadores de decisão de uma empresa na escolha por um SGBD dessa categoria.
Dessas vantagens, podem se destacar:
R: produtividade do programador e alta performance no acesso aos dados.