Escolha do banco de dados

A escolha de um SGBD não relacional deve ser pautada por critérios bem definidos, que auxiliem a equipe de tecnologia, bem como a empresa como um todo, na escolha pela solução ideal.
Com base nesse contexto, quais são os três grupos principais?
R: Fornecedor, produto e organização.

Ao definir o SGBD NoSQL a ser utilizado, diversos critérios tiveram de ser checados e validados, indicando que a solução atende ao esperado pela equipe de tecnologia e pela instituição.

Um desses critérios alerta quanto a possíveis perdas financeiras ou ineficiência na solução de banco de dados escolhida. Que critério ​​​​​​​é esse?
R: Risco

Bancos relacionais têm grande confiabilidade; entretanto, podem ocorrer situações em que um número muito alto de relacionamentos ​​​​​​​em uma base de dados acarrete perda de desempenho, gerando latências na consulta aos dados. Qual banco NoSQL poderia suprir essa necessidade?
R: Neo4j.

A linguagem JavaScript se beneficia de um formato de dados muito utilizado para a transferência de dados entre aplicações. Bancos NoSQL, por sua vez, se utilizam de um formato muito similar ao JSON, chamado BSON (JSON Binário). Pensando nisso, qual banco de dados é adequado para se trabalhar com dados no formato de documentos BSON/JSON?

R: MongoDB.

Os bancos de dados não relacionais (NoSQL) têm vantagens significativas que podem motivar os tomadores de decisão ​​​​​​​de uma empresa na escolha por um SGBD dessa categoria.
Dessas vantagens, podem se destacar:
R: produtividade do programador e alta performance no acesso aos dados.

 

 

Deixe um comentário